Acessibilidade nas redes sociais - MW Way

Acessibilidade nas redes sociais

,
Acessibilidade nas redes sociais

Quando falamos de publicações acessíveis, estamos falando de um público de 45 milhões de pessoas.

Quando utilizamos imagens no meio digital, seja em um site, documento ou rede social, as pessoas cegas ficam privadas da informação transmitida através da imagem. Como solução, existe o chamado texto alternativo. O texto alternativo é uma descrição para imagens que não aparece visualmente, mas é interpretada pelos leitores de tela, que são os softwares utilizados pelas pessoas cegas para utilizar o computador, o celular e a web.
O Facebook também passou a oferecer esta funcionalidade, tornando possível oferecer uma descrição mais detalhada da imagem sem que seja através da legenda da foto, já que esta aparece para todas as pessoas. A descrição fornecida pelo texto alternativo é lida pelo leitor de tela para o usuário cego.
Instagram tem a mesma funcionalidade que usa inteligência artificial para reconhecer objetos e criar uma lista dos componentes presentes nas imagens. Além disso, os próprios usuários podem criar e adicionar os textos alternativos em suas fotos, de forma bem simples e rápida.
Com esse novo recurso, é possível incluir as pessoas com deficiência visual nas suas estratégias de marketing no Facebook e Instagram. Basta descrever o conteúdo das suas imagens e assim você poderá alcançar e conquistar também essa parcela considerável da população.

Pelo ponto de vista social, transmitir a imagem de empresa com responsabilidade social influencia a conquista e fidelização de clientes. Afinal, muitos brasileiros consideram importante a participação social das organizações na hora de consumir bens e serviços.
Por fim, outra vantagem é prover conteúdo a pessoas que muitas vezes não tem acesso a ele. Criar acessibilidade no Instagram, Facebook e até em outras plataformas é uma ótima contribuição social que seu negócio pode executar.

Vale lembrar que a legenda alternativa não aparecerá na sua foto e apenas poderá ser lida pelas ferramentas de acessibilidade do celular

Se o seu conteúdo for criado na forma de vídeos, temos duas maneiras de alcançar o usuário das redes sociais que é surdo.
Maneira 1 – Legendas
Maneira 2 Linguagem de libras

Devemos ter em mente que nem todo surdo foi alfabetizado em português, muitos já nasceram com a deficiência e foram alfabetizados pela linguagem brasileira de sinais ( Libras)

O vídeo é uma ferramenta ainda mais eficiente para se comunicar com surdos do que textos, já que pode combinar as legendas, a tradução em Libras e o contexto das próprias imagens, que também permitem a leitura labial.

Acessibilidade nas Redes Sociais Parte 2-Facebook

Acessibilidade nas Redes Sociais Parte 3 – Instagram

Acessibilidade nas Redes Sociais Parte 4 – Vídeos 

Habilidades

Postado em

24 de julho de 2019

Receba nossas Newsletters

Entre em contato conosco

Telefone Tel.: (11) 4413.6351

Email suporte@mwway.com.br

LocalizaçãoRua das Grevíleas, 555
Jardim dos Pinheiros - Atibaia-SP