Chatbots - Como eles auxiliam no turismo - MW Way

Chatbots no setor de turismo

Chatbots no setor de turismo

O setor de turismo é um dos mais rápidos que incorporou chatbots, que indicadores eles mostram?

Chatbots uma nova ferramenta a serviço do Turismo. A alguns meses atrás, o estudo realizado pela empresa de pesquisas de mercado de web, OpenMarket revelou que 90% dos entrevistados nos EUA e Chatbot e seu uso no turismoReino Unido afirmou que comunicar com o hotel através de aplicativos de mensagens poderia ser útil ou muito útil. De fato, em posse desses dados as companhias aéreas e as redes hoteleiras começaram a desenvolver seus próprios chatbots para atender aos clientes automaticamente por meio de plataformas de mensagens instantâneas.

Viajar é um dos prazeres da vida, organizar tudo o que é necessário é complicado como por exemplo, encontrar a melhor oferta de voos, comprar bilhetes, reservar o hotel ideal … isso pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça.

Neste ponto, e estando ciente da quantidade de dados necessários para reservar um hotel ou avião, podemos entender que há um grande número de áreas envolvidas que poderiam ser dinamizadas por um chatbot e isso melhoraria a experiência do usuário.

Na maioria das ocasiões, este tipo de chatbots oferece informações sobre vôos e hotéis . Tanto é assim que alguns já dão a você a capacidade de fechar a transação no momento. Na Espanha, podemos dar alguns exemplos de empresas que oferecem seus serviços através de chatbots.

“Sempre pensamos em como facilitar para o usuário”
Amaia Arteta, Diretora de Comunicação da Destinia.

Um bom exemplo é o chatbot da Air Europa no Twitter. Por algum tempo, a famosa companhia aérea permite que você conheça todos os problemas relacionados ao seu voo, enquanto você pode saber o status de um vôo simplesmente digitando o número dele. Outro exemplo é o CorreyVuela , o chatbot especializado em buscas de voos.

Acreditamos que em breve essa será uma ferramenta comum e indispensável em várias áreas ligadas ao turismo, desde a pesquisa do destino, passando pela reserva de passagens e estadias, assim como na escolha dos programas a serem realizados durante a viagem, como restaurantes, locação de autos, compra de ingressos, etc..

Fazer reservas em apenas alguns minutos? Isso nós podemos fazer a partir de um motor de reservas! Mas com um ChatBot você pode oferecer um tratamento mais personalizado em seus aplicativos de mensagens, onde seu cliente passa horas por dia. Embora você também possa integrar seu chatbot em seu site, pois isso não se limita a seus aplicativos de mensagens, na verdade, muitos vêem um bom chatbot como uma melhoria na UX (user experience) de um website.
Melhorar a experiência do atendimento. Imagine que é junho e que os termômetros já subiram acima dos 30º e você quer saber a temperatura da piscina, e isso dá toda a preguiça do mundo para chamar a recepção, vale a pena se a resposta for dada pelo bot? O mesmo vale para o horário do café da manhã, etc … Todas as respostas na palma da sua mãoe com a vantagem de que os hóspedes não precisam fazer o download de nenhum aplicativo, pois podem interagir com o hotel por meio de uma solução que já conhecem e usam, o que reduz significativamente o custo de aquisição e fidelidade do cliente. Os ChatBots podem ser integrados no Facebook Messenger, WhatsApp, Skype ou Telegram …

Nos Estados Unidos e outros países, grandes empresas como Expedia, Kayak ou Skysanner já têm seu assistente no Facebook Messenger.

Fontes de consulta:
Planetchatbot
Facebook Developers
Midiatismo
Codecanyon

 

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Postado em

16 de maio de 2018

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