A tecnologia está promovendo uma alteração na indústria de viagens e turismo, especialmente na maneira sobre como as empresas interagem junto aos clientes.
A importante companhia de dados e análises sobre tecnologia,a GlobalData divulgou no relatório “Tendências tecnológicas em viagens e turismo” que as empresas de viagens estão usando muita tecnologia para interatuar junto aos clientes em todas as etapas de sua jornada.
Elena Mogoş, Analista Associada de Viagens Digitais e Turismo da GlobalData, comenta: “A viagem ainda gira em torno de interações humanas significativas. No entanto, para apresentar êxito, as empresas precisam estabelecer um equilíbrio entre as inovações tecnológicas e o elemento humano. aperfeiçoar a experiência do cliente deve constantemente estar na preocupação das empresas de viagens e turismo ao investir em tecnologia. ”
Aqui estão as seis tendências que estão sendo observadas na indústria de viagens e turismo em 2018:
Realidade Aumentada e Virtual (AR e VR):
Os últimos anos viram um aumento na popularidade de RA ou VR entre empresas de viagens e turismo, e a propensão é que continue. Essas tecnologias estão sendo usadas para marketing de conteúdo ou para aperfeiçoar as experiências dos clientes.
Por exemplo, as companhias aéreas começaram a escolher a tecnologia de RV para exibir aos viajantes as cabines com antecedência, a fim de acrescer as vendas de ingressos ou de serviços auxiliares.
Inteligência Artificial (IA):
A IA está por trás de muitas tecnologias e inovações em crescimento no setor de viagens e turismo. As maneiras pelas quais ele ajuda o setor podem ser classificadas em três categorias principais: Machine Learning, ChatBots ou TravelBots e Robots.
Graças à inteligência artificial, as operações que habitualmente exigem assistência humana e muito tempo para aprender novas habilidades podem ser automatizadas, acelerando processos, melhorando a capacidade e a execução e diminuindo custos.
Internet of Things (IoT):
A IoT tem muito potencial para modelar o futuro da indústria de viagens e turismo, e as empresas começaram a apreender isso. Um exemplo de um player da indústria que usa a IoT para reduzir os níveis de ansiedade e estresse associados a malas perdidas é a Lufthansa.
Os passageiros podem rastrear sua bagagem através de um link encontrado em seu cartão de embarque móvel no aplicativo da Lufthansa.
Tecnologia de Voz:
A tecnologia de voz é outra novidade digital que está começando a perturbar o setor de viagens e turismo, à medida que mais e mais clientes passam da pesquisa digitada para interações de voz.
Mais e mais hotéis começaram a testar dispositivos ativados por voz. Entre eles estão: W Austin da Marriott International, Kimpton Alexis Hotel e Westin Buffalo.
Conectividade Wi-Fi:
Ao viajar, as pessoas querem estar constantemente conectadas, para adquirir ideias de destinos, opções de lugares para visitar ou comer, descobrir rotas para pontos de interesse ou partilhar experiências com amigos.
Como consequência, o investimento em serviços de rede ajuda as empresas a entregar uma experiência mais objetiva e altamente personalizada aos clientes, aumenta a eficácia operacional, a tomada de decisões em tempo real, fortalece a segurança física (via CCTV) e a segurança cibernética.
Dispositivos vestíveis:
Apesar de um início lento, as empresas de viagens e turismo estão gradualmente usando essa técnica para entregar aos clientes uma experiência mais personalizada e unida.
Por exemplo, a Walt Disney Company implantou um MagicBand equipado com RFID ( Identificação por radiofrequência) , personalizável e que se conecta à infraestrutura do parque temático, para abreviar o período de espera e rastrear locais e atividades dos hóspedes.